Mais de 200 vinhos estarão à prova em Coimbra, no sábado, durante a primeira edição da Enóphilo Wine Fest Coimbra, evento vínico que reúne produtores, enólogos e apreciadores no Convento São Francisco.

Organizado por Luís Gradíssimo, fundador e responsável do Wine Club Portugal, o Enóphilo Wine Fest é apresentado como um “projeto inspirado pelo vinho, com atividades ligadas ao vinho, dirigidas a quem gosta de vinho”.

Em apreciação, estarão vinhos tranquilos e espumantes de todas as regiões do país.

Em abril, realizou-se em Lisboa a quarta edição, com mil enófilos participantes e mais de 200 vinhos em prova, de 47 produtores selecionados, representando quase todas as regiões demarcadas de Portugal.

Desta vez, a escolha recaiu em Coimbra, concelho que integra a Rota da Bairrada: “Coimbra tem vindo a demonstrar ser uma cidade vibrante, com grande interesse pelo mundo dos vinhos “e está recetiva a acolher um evento vínico de proximidade entre o enófilo e o produtor, numa atmosfera informal e descontraída, como o Enóphilo Wine Fest”, garante Luís Gradíssimo.

O palco escolhido para acolher o Enóphilo Wine Fest, entre as 15:00 e as 20:00 de sábado, foi o Convento São Francisco, o centro cultural e de congressos da cidade, com os bilhetes de entrada a custarem cinco euros em pré-venda e dez no dia do evento.

“Com esta terceira localização, ficamos com uma maior cobertura do território, nomeadamente Lisboa, Porto e Coimbra, permitindo levar este conceito a outros públicos, alargando assim a comunidade de enófilos que nos segue”, salienta o organizador.

No evento, estarão representados produtores de todo o país, divididos pelas regiões do Vinho Verde, Douro e Porto, Trás-os-Montes, Dão, Bairrada, Beira Interior Tejo e Lisboa, península de Setúbal e Alentejo. No caso da Bairrada, marcarão presença os produtores Joaquim Arnaud; Quinta dos Abibes; Giz by Luis Gomes; Quinta da Lagoa Velha; Quinta das Bágeiras e Kompassus.

Fonte: Agência Lusa