A celebração do DIA DO GINÁSIO regressou este ano ao seu formato original de 2006, com prática desportiva em vários locais, seguida da concentração dos participantes para um almoço de convívio, mais uma vez no espaço emblemático dos jardins do Palácio Sotto Mayor.

No sábado, 16, responderam à chamada 723 ginasistas número que é certificado pela contagem das t-shirts distribuídas.

Na breve sessão protocolar que precedeu o almoço, foram distinguidos campeões de Portugal, atletas internacionais e sócios de Mérito, tendo a Presidente da Direcção lido a seguinte mensagem:

“Em primeiro lugar, o meu muito obrigado a todos os ginasistas e figueirenses que se associaram a mais um Convívio de Gerações.

São iniciativas como esta que demonstram a coesão do nosso Clube.

Uma saudação amiga aos nossos convidados, que muito nos honram com a sua presença.

Hoje não só comemoramos os 123 anos do Ginásio como distinguimos os nossos Campeões de Portugal e Atletas Internacionais, que em 2017 conquistaram 24 títulos nacionais em 4 modalidades diferentes e representaram Portugal no estrangeiro.

Esta homenagem é naturalmente extensiva a todos os atletas, técnicos e seccionistas que actualmente nos representam nas 12 modalidades que praticamos, os quais têm elevado o nome do Ginásio e da Figueira da Foz no país e no estrangeiro numa demonstração de força e vitalidade.

Digo com orgulho que somos, sem qualquer paralelo, a maior entidade desportiva da Figueira da Foz e isso foi comprovado, mais uma vez, pelos recentes convites da Universidade de Coimbra para a participação no projecto europeu EMPATIA e do Instituto Português do Desporto e Juventude para o programa Clube Top, convites que muito nos honraram e dignificaram.”

O programa do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) – Clube Top ! – destina-se a mobilizar e reconhecer aqueles que continuam a promover o desporto e a servir a sociedade.

O Ginásio foi um dos clubes nacionais convocados para a apresentação deste Programa, que decorreu na tribuna do Estádio Nacional, no passado dia 12, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto.