O  Mês do Coração—Maio 2018, iniciativa que se insere na definição estratégica da Figueira da Foz como Cidade Saudável, visa a sensibilização para a saúde cardiovascular e para a adoção de estilos de vida saudáveis, integrando múltiplas atividades dinamizadas por diversos parceiros locais, que decorrerão ao longo do mês.

Abordando   a  alimentação   saudável,  aprendendo   a  confecionar   ementas  nutricionalmente equilibradas, vamos conhecer e degustar algum peixe da nossa costa, rico em ómega 3.

Num programa articulado com a iniciativa “À Beira Sal Plantada, a Salicórnia Amada”, vamos apreciar a salicórnia, um produto endógeno, do nosso  salgado,  que apresenta um interessante  valor nutricional e gastronómico, sendo também utilizado em terapias de bem-estar.

Incentivando  uma  vida ativa e a prática de exercício físico em qualquer idade, vamos fazer caminhadas na Rota das Salinas e na Serra da Boa Viagem, dinamizando também aulas de yoga e de tai chi.

E porque o sucesso  na prevenção  do  risco  cardiovascular  e  na  atuação  em  situações de emergência  depende,  em larga medida,  da  informação  de  que  dispomos, das opções que fazemos em cada momento e dos nossos estilos de vida, haverá diversas sessões de divulgação de informação sobre a saúde cardiovascular, promovendo a literacia em saúde.

Decorrerão atividades dirigidas a públicos específicos, nomeadamente de Escolas e de Centros Comunitários, mas o Programa integra também atividades gratuitas  e abertas à participação do público em geral.