Na próxima 4.ª feira, 14 de março de 2018, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, realiza-se o Encontros Participativos da Figueira da Foz, no âmbito Orçamento Participativo Portugal (OPP). Convidam-se todos os cidadãos a comparecerem com as suas ideias para melhorar a nossa região ou o nosso país, porque há 5 Milhões de euros para as concretizar. A equipa do OPP vem à Figueira da Foz explicar todo o processo – o que pode ou não concorrer e porquê – e ajudar os interessados a formalizarem as suas propostas. Quem não tiver ideias concretas mas quiser contribuir é igualmente bem-vindo, uma vez que que este é o espaço ideal para debater, refletir e conhecer as ideias que estão a surgir e ajudar a melhorá-las.

 

Sobre o OPP

 

O  Orçamento Participativo Portugal (OPP) é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e escolhem depois, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação. Através do OPP as pessoas podem decidir como investir 5 milhões de euros.

O OPP abrange a totalidade do território português, integrando grupos de propostas de âmbito territorial diferenciado: 1 de âmbito nacional; 1 por cada uma das áreas das NUT II (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve), e 1 por cada Região Autónoma.

Estes grupos de propostas não concorrem entre si, tendo cada um deles a sua dotação financeira. Cada região do país terá sempre assegurada a existência de projetos vencedores do OPP no seu território.

Podem participar no OPP todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos, apresentando propostas e votando nos projetos da sua preferência.

Como Participar

As pessoas podem participar apresentando e votando ideias para o país.

É simples. Entre 24 de Janeiro e 24 de Abril todos podem apresentar propostas no portal do OPP ou em encontros participativos, em diferentes locais do país. A votação começa no dia 11 de Junho. Pode registar a sua proposta ou votar nos projetos da sua preferência nas bibliotecas públicas e municipais e Espaços Cidadão.

Até dia 30 de Setembro todos podem escolher, através do voto, como vão ser investidos os 5 milhões de euros do OPP.

Mais informações em https://opp.gov.pt/