Considerando a importância da manutenção da tradição dos Reis na preservação da memória colectiva da cidade, a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto (SFDA) organizará em 2018 mais uma edição desta manifestação de cariz popular.

O programa dos Reis 2018 decorrerá nos dias 5, 6 e 7 de Janeiro e envolve a organização do tradicional Cortejo da Espera dos Reis, a animação junto à lapinha, no extremo sul da Praça 8 de Maio (deixando assim o núcleo central da praça e retornando ao local inicial, que garante maiores condições de segurança e visibilidade), e a apresentação, na sede da colectividade, do Auto dos Reis Magos e da leitura encenada da peça “As Três Rainha Magas”.

PROGRAMA

5 JAN
[20h30, Praça 8 de Maio]
Cantares das Janeiras
[20h30, Ponte do Galante > Praça 8 de Maio ]
Cortejo da Espera dos Reis
[22h00, Sede]
Auto dos Reis Magos

6 JAN
[21h30, Sede]
Auto dos Reis Magos, pela Secção Dramática da “Dez de Agosto”

7 JAN
[16h00, Sede]
As Três Rainhas Magas, leitura encenada pel’As Personagens – Grupo Teatro Amador.

ANIMAÇÃO/CANTARES DAS JANEIRAS [5 DE JANEIRO]
A animação/cantares das Janeiras na lapinha estará a cargo do Grupo de Cantares Praia Mar do Grupo Instrução e Sport (GIS), que apresentará, para além das Janeiras, um reportório de música tradicional.

A apresentação terá início pelas 20h30. CORTEJO DA ESPERA DOS REIS [5 DE JANEIRO] O cortejo inicia-se pelas 20h30 junto à Ponte Galante e integrará vários figurantes, provenientes de várias coletividades e associações.

A abertura estará a cargo da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz e o encerramento a cargo dos Gaiteiros Quiaenses. O cortejo integrará ainda, para além das figuras centrais dos três Reis Magos, montados a cavalo, elementos do Agrupamento de Escoteiros n.º 207 (GIS), dos Escoteiros Marítimos 1319 de São Pedro, do Rancho Cavadores do Saltadouro, de elementos da secção dramática
da colectividade e populares.

O cortejo deverá envolver aproximadamente 90 pessoas.
Percurso O trajecto passa pela Rua de Buarcos, desce a Rua da Liberdade, torna à esquerda na Rua Dr. Maestro David Sousa e depois à direita na Rua Bernardo Lopes, passa em frente ao Casino, desce a Rua Cândido dos Reis, vira à direita em direcção ao Mercado (Passeio Infante D. Henrique) e, no final da rua, torna para o Largo do Carvão, seguindo pela Rua 5 de Outubro até chegar ao topo da Praça 8 de Maio. Uma vez junto à lapinha, os 3 Reis Magos descerão dos seus cavalos e encenarão a entrega dos presentes ao Menino Jesus, lendo trechos do Auto dos Reis Magos. Posteriormente, farão distribuição de guloseimas pelas crianças presentes. Logo a seguir, o cortejo segue para a sede da colectividade, pela Rua da República, tornando depois à esquerda para a Rua Dez de Agosto e novamente à esquerda para a Rua das Rosas.
AUTO DOS REIS MAGOS [5 E 6 DE JANEIRO]

O Auto dos Reis Magos será representado pela Secção Dramática da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto e terá a duração de cerca de 60 minutos. O espectáculo divide-se em quatro actos e terá lugar na sede da colectividade, nos dias 5 e 6 de Janeiro, às 22h00 e 21h30, respectivamente

AS TRÊS RAINHAS MAGAS [7 DE JANEIRO]
As Personagens – Grupo de Teatro Amador da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto irá apresentar,
no dia 7 de janeiro, pelas 16h00, uma leitura encenada da peça “As Três Rainhas Magas”, da dramaturga brasileira Renata Pallotinni. A comédia conta-nos a história das esposas dos três Reis Magos, que, com a partida destes para o oriente remoto, se sentem tristes e sozinhas. Fartas de cozinhar e lavar, e em protesto por não poderem acompanhar os maridos, encetam uma viagem até Belém, em girafas importadas, levando como presentes ao menino Jesus os ingredientes necessários para uma deliciosa ceia de natal.

BILHETES
Auto dos Reis Magos: 2,5 euros
As Três Rainhas Magas: 2,5 euros
Quem adquirir bilhete para assistir ao Auto dos Reis Magos, em qualquer um dos dias, terá acesso livre à
leitura encenada de “As Três Rainhas Magas”.