O corta-mato (fase escola) do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz realizou-se no dia 30 de novembro, com uma envolvência de seiscentos alunos a correr. Este evento foi muito especial pelo facto de ter contado com a honrosa presença da prestigiada Campeã e Recordista do Mundo – Inês Henriques dos 50 Km de Marcha Atlética, que transmitiu uma grande mensagem de tenacidade, empenho, árduo trabalho e determinação, respeito pelos valores humanos e pelo sonho de atingir os seus objetivos. Partilhou a sua maravilhosa história de vida e destacou aos alunos a grande importância dos estudos e de não desistir perante as dificuldades. Um enorme exemplo de vida! A prestigiada Atleta foi recebida no dia 29 de novembro na Escola Dr. João de Barros, tendo apresentado a sua magnífica medalha de ouro. Com uma grande simplicidade na sua relação com os outros encantou todos, distribuindo muito carinho e alegria, dando autógrafos e tirando fotos.

O tema geral da escola, “É pelo sonho que vamos … criando pontes entre o conhecimento e o saber”, inspirou esta grande festa desportiva que foi celebrada sob o lema: “É pelo sonho … que corremos!”. Este foi também um corta-mato solidário para com as vítimas dos incêndios tendo os alunos oferecido bens alimentares imperecíveis para tão nobre causa.

Lembrar ainda que contámos com a agradável presença da APPCDM que também participou na nossa atividade.

O Grupo/Equipa de Dança abriu este evento desportivo, com muita alegria e entusiasmo, tendo comparecido diversas entidades, em representação do Desporto Escolar, da Câmara Municipal e da APPACDM.

As condições climatéricas foram excelentes, encontrando-se presentes muitos familiares que acompanharam os seus educandos. Esta prova foi extensiva aos alunos do 4.º ano de todas as escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

Passam a referir-se os três primeiros classificados de cada escalão:

Infantil A Fem: 1º – Madalena Fernandes – 5.º 2; 2º – Branca Fernandes – 5.º 3 e 3º – Bianca Figueira – 5. º 11.

Infantil A Masc: 1º– José Sousa – 5.º7; – Guilherme Pereira – 5.º3 e – Martim Jordão – 5.º 9.

Infantil B Fem: – Jade Garcia – 6.º 2; – Beatriz Lopes – 7.º B e – Inês Soares – 6.º 8.

Infantil B Masc: – Jammy Garcia – 7.º D;– Ivan Capote – 7.º A e – Rui Ferreira – 7.º C.

Iniciado Fem: – Bruna Bettencourt – 9.º C; 2º – Beatriz Lima – 8.º B e 3º – Carolina Santos – 8.º B.

Iniciado Masc: – Rui Silva – 7.º E;– Rafael Esteves – 7.º B e – Bruno Palavra – 6.º 11.

Juvenil Fem: – Ana Rute Pereira – 9.ºC e – Catarina Pedrosa – 9.º A

Juvenil Masc: – António Dias – 9.º D; – Rui Rebelo – 8.º B e – Gilson Soares – 6.º 2.

Um destaque especial para os atletas que realizaram a prova adaptada, com a seguinte classificação: No escalão feminino – 1.º – Carla Sofia Silva e 2.º – Ana Bárbara e 3.º – Cristina Maricato. No escalão masculino: 1.º – Tiago Duarte; 2.º – Carlos Silva e 3.º – Rui Pereira.

Muitos parabéns a todos os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação envolvidos nesta festa e um obrigado muito especial a Inês Henriques que tanto honrou e abrilhantou a nossa escola e este evento com a sua presença…

Aguarda-se a fase Distrital de Corta-Mato, que este ano será realizada na Figueira da Foz, no dia 19 de janeiro.