Os centros regionais da Federação Portuguesa de Remo de Viana do Castelo, Porto, Coimbra e Lisboa receberam, na passada quinta-feira, a primeira fase de testes nacionais, com vista à constituição das equipas que irão representar Portugal na seleção nacional de Remo.

A Associação Naval 1º de Maio apresentou-se em Coimbra com 8 Atletas, 6 juniores masculinos, 1 júnior feminina e uma sénior feminina, que realizaram os testes de ergómetro, nas distâncias de 5 km (juniores) e 10 Km (séniores).

A Atleta Catarina Norinho e o Atleta Raul Rodrigues obtiveram o melhor resultado nacional, ao vencerem nas categorias de júnior feminina e masculino, respetivamente.

A Atleta Marta Ferrolho, em sénior feminina sub-23 e os Atletas juniores masculinos, Leonardo Gil, Daniel Mendes, David Bertão, Roman e Ruslan Nayavko, apesar de terem alcançado bons resultados, não conseguiram atingir os valores mínimos exigidos. No entanto, como este processo de seleção, ao contrário do dos séniores, não é eliminatório, todos os atletas juniores vão prosseguir para a próxima fase.

Deste modo, os Remadores da Naval vão estar presentes na próxima fase de testes, desta feita em barco (Skiff), que se realizará durante o mês de dezembro, em Avis.

O Núcleo de Antigos Remadores da Associação Naval 1º de Maio congratula-se com os resultados obtidos e endereça publicamente os sinceros parabéns a este conjunto de Atletas e ao seu Treinador José Canhola, que têm o nobre objetivo e aspiração de vir a representar a seleção nacional de Remo nas competições internacionais, elevando o nome da Naval e o da cidade da Figueira da Foz ao mais alto patamar do Remo… o sucesso não está garantido, mas estes resultados, o esforço e a forma empenhada como todos treinam diariamente são já uma realidade e deixam boas indicações para o futuro.