Realizou-se no passado dia 26 de novembro, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, a 3ª edição da Gala do Remo da Naval, organizada pelo Núcleo de Antigos Remadores da Associação Naval 1º de Maio.

Esta Gala contou com a participação do Ginásio CATGYM e com a Banda de Santana que animaram uma tarde de espetáculo, enaltecida pela apresentação dos Atletas e do Corpo Técnico da Naval, por uma entrega de prémios aos remadores que se destacaram em provas nacionais na época desportiva de 2016-2017 e ainda pela leitura de uma resenha histórica sobre a Associação Naval 1º de Maio, texto este elaborado pelo nosso treinador Augusto Alberto.

Reputamos esta Gala como de extrema importância para o Remo da Naval, sendo o culminar de uma época desportiva plena de êxitos e igualmente o reconhecimento de um trabalho sério e rigoroso que o Núcleo de Antigos Remadores da Associação Naval 1º de Maio tem levado a cabo, patente nestes resultados e nas inúmeras iniciativas e atividades que os últimos meses têm testemunhado.

É igualmente de relevar a presença de várias entidades públicas, entre as quais destacamos o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dr. Carlos Monteiro, o Presidente da Assembleia Municipal, Sr Eng. José Duarte, a Vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dr.ª Mafalda Azenha, o Presidente da Junta de Freguesia Buarcos e São Julião, Sr. José Esteves Tavares, o Presidente da Assembleia de Freguesia Buarcos e São Julião, Dr. Nuno Biscaia, o Presidente da Junta de Freguesia de Tavarede, Dr. Fernando Lopes, a Presidente da Assembleia Freguesia de Tavarede, Drª Dina Bandeira, o representante da Junta de Freguesia de Vila Verde, Sr. António Lourenço e a Presidente da Junta de Freguesia de Ferreira Dr. Susana Monteiro.

A presença de tão ilustres entidades assume um significado de reconhecimento e ao mesmo tempo de aposta no futuro, confiando no Núcleo de Antigos Remadores da Associação Naval 1º de Maio para a concretização de um projeto que os munícipes da Figueira da Foz há muito reclamavam, e este é igualmente o desejo patente nas palavras que o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dr. Carlos Monteiro, gentilmente proferiu dignificando a Associação Naval 1º de Maio e acima de tudo a modalidade do Remo.

O Dr. Carlos Monteiro lançou ainda um desafio para o Núcleo de Antigos Remadores da Associação Naval 1º de Maio, em 2018, voltar a organizar, por altura das Festas da Cidade, a Regata da Taça de S. João, desafio prontamente aceite pelos membros da Direção daquele Núcleo, com promessa de efetuar muitas mais atividades inseridas num projeto desportivo e social que tem por objetivo devolver o Remo da Naval à Cidade da Figueira da Foz, por que o Remo da Naval é, tal como referido na mais recente iniciativa, uma modalidade “para todos”.

No final da Gala do Remo da Naval houve ainda tempo para partilha de um lanche para todos os participantes na Gala, Atletas, familiares, amigos e entidades que nos acompanharam e fecharam com chave de ouro esta tarde inesquecível do Remo da Naval… apesar da fasquia estar elevada o Núcleo de Antigos Remadores promete regressar para o ano com mais prémios, mais Atletas, mais surpresas e outras tantas novidades.