No âmbito da comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares (outubro), a equipa das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Figueira Mar (seis escolas) dinamizou, no dia 2 de outubro, atividades cujos objetivos principais foram reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e consciencializar para o seu valor no processo de ensino-aprendizagem.

Na biblioteca da Escola Infante D. Pedro, decorreu a atividade “Rostos da Escrita”, que pretendia que os alunos associassem aos rostos dos escritores os respetivos nomes. Foram colocadas, em vários locais da escola, as imagens dos escritores, que, depois de recolhidas pelos alunos, deviam ser identificadas.

Simultaneamente, na Escola Dr. Bernardino Machado, foram distribuídos cartões com frases alusivas à importância da biblioteca escolar e com um convite para visitarem o local, onde eram recebidos com um lanchinho.

As atividades tiveram grande adesão, tendo-se verificado a participação ativa dos utilizadores.

Estão ainda previstas outras iniciativas, nomeadamente: formação de utilizadores; visitas à Biblioteca Municipal; visitas  à Biblioteca Joanina (Coimbra) e  “Uma noite na biblioteca”.

As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas, sendo um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas também das atividades que aí se desenvolvem.