A Escola Secundária Bernardino Machado foi palco, hoje, de uma conferência intitulada “A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia: direitos, liberdades e princípios em debate”.

Marina Pessoa Henriques, investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, foi a oradora da sessão organizada pelos professores de Filosofia deste estabelecimento de ensino.

Marina Pessoa Henriques participou em diversos projetos versando as relações laborais, as políticas de emprego e o acesso ao direito.

Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com os direitos humanos do trabalho, o acesso à justiça laboral e o diálogo social.

Atualmente faz parte da Comissão para a Reforma Legislativa e da Justiça em Timor-Leste que tem como objetivo final constituir uma base sólida para desenhar uma política coerente e eficaz na área da justiça, capaz de afirmar o Estado de direito no seio da diversidade cultural e reconhecer o direito à igualdade e à diferença.

Nesta sessão, foi feita a abordagem da questão dos direitos humanos na União Europeia, tema de premente atualidade, o que permitiu aos alunos da Bernardino Machado (10.º e 11.º ano) conhecer os capítulos que constituem a referida carta e situações atuais de violação de direitos que temos como adquiridos.

No final, para além das questões colocadas pelos alunos, houve ainda a possibilidade de tentar desconstruir ideias feitas acerca da igualdade entre homens e mulheres.