A divulgação dos sinais de alerta para o AVC no hall da consulta externa e hall do Serviço de Urgência do Hospital Distrital da Figueira da Foz são as iniciativas previstas para esta sexta-feira, dia 31 de março, e que assinalam o Dia Nacional do Doente com AVC.

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) é a promotora desta ação de sensibilização para os sinais e para todo o complexo problema que envolve a prevenção e o tratamento do AVC.

Desvio da Face, falta de Força num braço e dificuldade na Fala: são estes os principais sinais de alarme do acidente vascular cerebral (AVC), os chamados 3 F’s, que exigem a chamada imediata para o 112.

“Pretende-se com estas ações no dia 31 de março, que a população fique mais informada sobre esta doença, e assim se torne mais exigente consigo própria e com quem tem obrigação de lhe proporcionar os meios de prevenção e de tratamento, sendo certo que os primeiros são preferíveis aos segundos”, referiu o presidente da SPAVC, José Castro Lopes.