Há Ciência no Jardim é o nome do novo projeto do Exploratório – Ciência Viva Coimbra em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz.

A iniciativa conjunta pretende disponibilizar atividades de ciência para crianças e famílias no Jardim Municipal da Figueira da Foz no período de férias da Páscoa.

As três casas de madeira situadas no Jardim Municipal da Figueira da Foz vão ser o palco das atividades a desenvolver entre 1 e 16 de abril. Cada uma das casas terá uma temática diferente onde serão desenvolvidas mais de duas dezenas de atividades práticas de ciência. Uma bancada móvel de ciência, munida com um vasto conjunto de instrumentos e objetos de exploração, completa este cenário de ciência que promete momentos de aprendizagem e entretenimento durante o período das férias de Páscoa.

“Lentilhas, tremoços e feijões”, “Cores, luzes e sombras” e “Ovos, pintos e cacarejos” são as temáticas em abordagem. A equipa do Exploratório vai estar a dinamizar o jardim de ciência aos sábados, domingos e feriados, dias 1, 2, 8, 9, 14, 15 e 16 de abril, entre as 10h00 e as 18h00.

Durante os dias de semana, as atividades são asseguradas por uma equipa da autarquia figueirense. As atividades não têm horário marcado e serão desenvolvidas sempre que o público pretender.

“A parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz já começou há algum tempo e já tivemos naquele município outros conteúdos de ciência. Este novo projeto Há Ciência no Jardim é uma nova extensão desta parceria que tem dado bons frutos e que nos permite levar o Exploratório a outros territórios fora de portas. Além disto, pretendemos também alargar este projeto a outras ocasiões em que possa vir a ser implementado”, referiu Paulo Trincão, diretor do Exploratório.

Há Ciência no Jardim é um projeto que arranca já este sábado, 1 de abril de 2017, e estende-se até ao domingo de Páscoa. O objetivo de ambas as instituições é o de poder reproduzir a iniciativa em outros momentos propícios ao lazer em família, como as férias de verão.