Nascido em 1957, Avelino Gaspar ingressou com apenas 13 anos no mundo da avicultura.

Aos 29 anos fundou a Lusiaves, Grupo que integra hoje mais de duas dezenas de empresas ligadas ao sector alimentar, dispersas territorialmente de norte a sul de Portugal.

O Grupo Lusiaves emprega hoje directamente cerca de 2.500 colaboradores, sendo ainda responsável por mais de 2.000 postos de trabalho indirectos.

Avelino Gaspar recebeu em 2015 a Comenda de Mérito Industrial da Presidência da República, a juntar ao Prémio Empreendedorismo do Fórum Empresarial do Algarve. Pessoalmente, liderou, nos últimos dez anos, os processos de criação e aquisição de mais de uma dezena de empresas e foi o responsável máximo pela execução de investimentos no sector primário superiores a 150 milhões de euros.

Em 2016, a Figueira TV deliberou distinguir o Comendador Avelino Gaspar com o Prémio Mérito Excelência pelo seu papel fundamental, ao longo de mais de 30 anos, para o engrandecimento do sector agrícola, quer à frente do Grupo Lusiaves quer enquanto líder e membro de diversas associações representativas do sector, nacionais e internacionais, bem como pelo seu especial carinho pela Figueira da Foz.