Os serviços de Cirurgia Geral, Medicina Interna e Pediatria do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) obtiveram a acreditação em conformidade com o processo do Ministério da Saúde, baseado no modelo ACSA.

O processo iniciou-se em 2015, o que implicou alterações organizacionais nos serviços que só foram possíveis devido a um grande empenho dos profissionais desta instituição.

Segundo o Conselho de Administração da HDFF, a acreditação obtida “é uma das formas de evidenciar o nível de qualidade da organização, sendo um importante elemento motivacional e uma garantia de reconhecimento externo da prestação de cuidados de saúde de qualidade, com segurança e profissionalismo, tendo como objetivo ganhar, cada vez mais, a confiança dos cidadãos”.

Refira-se que o modelo ACSA, que pretende evidenciar que o cidadão está, de facto, colocado no centro do sistema, respeitando-se os seus direitos, necessidades e expetativas, desenrola-se em torno das seguintes grandes áreas: acesso, prática clínica, segurança e qualidade, organização e gestão e capacidade formativa e investigação.

Para além desta acreditação, o HDFF tem garantido, através do seu Sistema da Gestão da Qualidade, a certificação pela norma ISO 9001:2008 de outros serviços, das áreas de prestação de cuidados, gestão e logística e órgãos de apoio técnico.

“Com as acreditações ACSA obtidas, o HDFF espera progredir no caminho para a excelência organizacional, na lógica de melhoria contínua, indo ao encontro da sua missão que é a prestação de cuidados de saúde de qualidade”, refere a instituição.