A concelhia do PS da Figueira da Foz aprovou, “por larga maioria”, a recandidatura ao cargo de João Ataíde, atual presidente da Câmara Municipal, disse hoje à agência Lusa o presidente daquela estrutura partidária.

“É a melhor solução, não só pelo trabalho que tem vindo a ser realizado, mas também porque é a garantia de mais uma vitória autárquica”, disse hoje João Portugal, líder concelhio do PS da Figueira da Foz.

João Portugal disse ainda que o PS tem como objetivo eleger nas próximas eleições um sexto vereador – atualmente, o executivo é composto por cinco socialistas e quatro vereadores da coligação Somos Figueira (PSD/CDS-PP/MPT/PPM) – assinalando que o partido ficou a cerca de 600 votos de o conseguir, nas últimas eleições.

João Ataíde, de 58 anos, candidata-se a um terceiro mandato consecutivo à frente da autarquia da Figueira da Foz, depois de em 2009 ter vencido as eleições pela primeira vez, embora sem maioria no executivo, frente a Duarte Silva (PSD), o autarca, já falecido, que desempenhou a função durante dois mandatos, entre 2001 e 2009.

Em 2013, o juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra em licença sem vencimento voltou a vencer as eleições, desta vez com maioria absoluta. Meses depois, em março de 2014, João Ataíde foi eleito presidente da comunidade intermunicipal da Região de Coimbra, sucedendo ao anterior presidente, Manuel Machado, autarca de Coimbra que tinha assumido o cargo máximo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses.