FOTO DR

O mar invadiu hoje o porto de pesca da Figueira da Foz, junto à praia do Cabedelo, e projetou pedras de grandes dimensões para a zona de estacionamento contígua, constatou a Lusa no local.

Duas ondas galgaram a zona da praia do Cabedelo, junto ao molhe sul do rio Mondego, cerca das 18h45 de hoje, à hora prevista da preia-mar. A torrente de água passou a vedação do porto de pesca, correndo em direção ao rio Mondego, junto aos armazéns ali existentes.

Em resultado da força do mar, o parque de estacionamento, em terra batida, anexo a dois restaurantes e a um parque de campismo, foi invadido por dezenas de pedras, algumas de grandes dimensões.

FOTO DR

Também a estrada que liga a povoação da Gala à praia do Cabedelo – encerrada ao trânsito pelas autoridades, por precaução, cerca das 17h00 de hoje – ficou inundada em vários pontos, em resultado da agitação marítima.

Neste momento, e segundo fonte dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, está cortada à circulação automóvel e pedonal a avenida Infante D. Pedro, em Buarcos, até à rotunda dos Pescadores, bem como a frente de mar da Costa de Lavos e Leirosa.

Está prevista nova preia-mar para as 06h15 desta sexta-feira.