A Escola Secundária com 3.º Ciclo Cristina Torres, na Figueira da Foz, acolhe até ao próximo dia 3 de fevereiro uma exposição sobre a Vida e Obra de José Liberato.

Em comunicado, a escola refere que José Liberato Freire de Carvalho (1772-1855) foi uma importante figura oitocentista, jornalista no exílio e em Portugal, redator e editor, ideólogo, deputado, administrador, memorialista, tradutor – uma personagem incontornável do liberalismo português.

A exposição consta de 14 painéis coloridos e por cerca de uma vintena de livros antigos (da época).

Os painéis contêm textos e imagens descrevendo os aspectos mais relevantes da vida de Liberato e da sua ação em Portugal e no exílio, bem como as referências às suas obras, constituindo um relato importante de uma época fundamental na nossa história, desde a difusão dos primeiros ecos da Revolução Francesa, as invasões e a Guerra Peninsular, passando pela Revolução de 1820, as Guerras Liberais, o Setembrismo, entre outros.

Todo este material foi gentilmente cedido pela Comissão Liberato, cuja missão é divulgar, em Coimbra e no país, a vida e a importante obra de José Liberato.