O audiolivro “Os Lusíadas como nunca os ouviu, gravação integral da obra de Luís de Camões, será apresentado esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, às 21h30 no auditório do Sítio das Artes.

Esta sessão insere-se nas “Quintas de Leitura” — uma iniciativa da Câmara Municipal da Figueira da Foz — e contará com a presença de António Fonseca. O ator e autor des audiolivro fará a apresentação do audiolivro e uma antologia das partes mais significativas da obra.

Apresentação do audiolivro pelo autor:

“Há cerca de 9 anos comecei a decorar Os Lusíadas porque … não tinha mais nada para fazer …e também porque tinha umas contas a ajustar com o meu tempo do ensino secundário: sentia-me culpado por não ter gostado … e …

Fui reescrevendo tudo, verso a verso, estrofe a estrofe, episódio a episódio, canto a canto, socorrendo-me da informação só para perceber a letra original e deixando que, a partir daí, explodissem as coincidências de sentido com o mundo e o tempo em que vivo, que os ritmos se manifestassem, que a brincadeira acontecesse, que a emoção jorrasse. Foram anos nisto. Às vezes sozinho, muitas outras com centenas de cumplicidades em contextos muito diferentes. Só queria fazer a falação de uma obra cuja escrita é tão intrincada. Cuja leitura é tão difícil. Queria reescrevê-la na fala, que é um sítio muito mais antigo de comunicação do que a escrita. E porque é esse o meu ofício: reinventar na fala, no corpo, ao vivo, o que foi escrito”.