Foto DR

A Capitania do Porto da Figueira da Foz emitiu um comunicado onde informa que se prevê um agravamento das condições meteorológicas no mar, com início esta sexta-feira e duração até ao final do dia de sábado, 28 de janeiro.

O agravamento é considerado de “risco” na orla costeira, por coincidir com o período de marés vivas, associado ao nascimento da Lua Nova às 00H07 na madrugada do dia de sábado, pelo que devem ser consideradas medidas de prevenção por todos aqueles que se encontram próximos da linha de água.

A instabilidade far-se-á notar pela ocorrência de vento, por vezes forte, e agitação marítima que poderá ter uma altura significativa superior aos quatro metros. Por outro lado, será interdita a circulação nos molhes do Porto da Figueira da Foz nesse período, recomendando-se evitar circulação junto da orla marítima e nos esporões ao longo da costa, em virtude da possibilidade de galgamento do mar que poderá colocar em causa a segurança de pessoas.

É ainda desincentivada a prática de quaisquer actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva ou desportos náuticos, bem como o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações.