A autarquia da Figueira da Foz e o promotor do festival de música eletrónica RFM Somnii, cuja sexta edição decorre naquela cidade em julho, disseram hoje que querem renovar o acordo para manter o festival na cidade.

O último contrato, assinado em 2014 por um prazo de três anos, termina em 2017, estando a sexta edição do RFM Somnii, quinta na Figueira da Foz, agendada para os dias 07, 08 e 09 de julho na praia do Relógio, naquele que é considerado o maior areal urbano da Europa, mas a autarquia revelou hoje a sua vontade e a do promotor de manterem o festival nos próximos anos.

“O acordo é até este ano porque está anexado à duração do mandato [autárquico]. Mas este executivo tem vontade de o renovar por muitos anos e o promotor também já manifestou essa vontade”, disse à agência Lusa fonte do gabinete da presidência da Câmara.

Já Luís Salgueiro, diretor geral da promotora Genius y Meios, do grupo Renascença, confirmou a vontade de continuar a realizar o festival naquele município do distrito de Coimbra: “Como sempre temos afirmado, existe vontade e disponibilidade da nossa parte para, no decorrer de 2017, conversar e renovar o acordo. Ao longo dos últimos quatro anos sentimo-nos na Figueira como em nossa casa, e isso é algo que realçamos e agradecemos”, afirmou.

O festival realizou-se na Figueira da Foz pela primeira vez em 2013, com apenas um dia de duração, depois da estreia na praia de Moledo, no ano anterior. Em 2014 e 2015, o Somnii passou a durar dois dias e, em 2016, decorreu ao longo de três dias e tem duração idêntica este ano.

Os promotores assinalam que o festival tem vindo a crescer, de ano para ano e reuniu, na última edição, cerca de 100 mil pessoas no areal da praia.

Para 2017, o DJ holandês Tiesto é o primeiro nome anunciado, atuando a 09 de julho, no último dia do evento.

A Genius y Meios assinala que o holandês de 47 anos – que possui 19,5 milhões de seguidores na rede social Facebook – foi considerado o melhor DJ de sempre pela revista Mixmag e, desde 2002, ocupa os primeiros cinco lugares do top anual da DJ Mag.

Além de quatro álbuns de estúdio e 25 singles, Tiesto assinou, ao longo de mais de 20 anos de carreira, cerca de 200 colaborações e remixes com nomes como Coldplay, Maroon 5, Beyonce, Nelly Furtado, Muse, Katy Perry, Madonna, Moby, The Killers, Dave Matthews Band, Seal, Britney Spears ou Justin Timberlake, entre muitos outros.

O DJ holandês venceu, até agora, 48 galardões a nível mundial, entre os quais um ‘Grammy’, em 2015, com o remix de “All of Me”, de John Legend.