A empresa do setor alimentar e avícola Lusiaves, com sede em Marinha das Ondas, apresentou em Leiria, no âmbito da “Indústria 4.0”, uma solução tecnológica que permitirá saber de forma precisa que quantidades de ração são distribuídas pelos diferentes pavilhões de frangos.

Este é um dos exemplos das soluções que várias empresas estão a lançar na área do digital e que foi apresentado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria.

A solução da Lusiaves prevê também a implementação de um sensor ao nível da suspensão dos camiões, através de um “algoritmo avançado”, que permita aferir o peso transportado pelo veículo em tempo real.

Esta informação é enviada automaticamente para o motorista, através de uma ‘app’ (aplicação) no ‘smartphone’ (telefone inteligente), que vai permitir descargas precisas e de forma automática.

Este projeto permitirá ainda “recolher o milho nas explorações agrícolas sabendo em tempo real quanto está a ser transportado, e conseguindo automaticamente partilhar essa informação com o agricultor”, segundo a empresa.