biblioteca-leitura-agrup-figueira-mar

A biblioteca do Agrupamento de Escolas Figueira Mar está a estimular o gosto pela leitura. As iniciativas, apelidadas de “Versos à solta” e “Giro pela B.E.”, inserem-se nas comemorações do Mês das Bibliotecas e têm como objetivos principais reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e consciencializar para o seu valor no processo de ensino-aprendizagem.

Com a atividade “Versos à Solta” pretende-se também incentivar o prazer de ler e divulgar o conhecimento de poetas de língua portuguesa, apelando-se à participação de toda a comunidade educativa.

Após a seleção de poemas de autores de língua portuguesa, foram retirados dois versos a cada um e procedeu-se à distribuição dos poemas, sendo solicitado aos leitores que identifiquem os versos em falta, os quais se encontram (à solta) no espaço da escola.

Depois de completarem o seu poema, os alunos são convidados a lê-lo na biblioteca escolar. A divulgação desta atividade foi realizada pelos alunos do 10º ano do curso profissional Técnico de Apoio Psicossocial.

O jogo “Giro pela B.E.” põe à prova os participantes, testando as suas capacidades relativamente às seguintes categorias: “Trava-Línguas”, “Leitura Expressiva”, “Quem é o autor?”, “Rima e faz sentido”, “Verso em falta” e “Títulos em mímica”.

No próximo dia 24 de outubro serão apurados, por sorteio, de entre os participantes, os vencedores de cada uma das atividades, os quais receberão vales de 10 euros para compra de livros. Estão ainda previstas outras iniciativas, nomeadamente a formação de utilizadores, uma visita à biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, em parceria com a Biblioteca Municipal, e “Uma noite na biblioteca”.