foto francisco leong

foto francisco leong

O Sítio das Artes comemora amanhã o 5.º aniversário. A sua criação em 2009 é uma consequência do encerramento da ex-Universidade Internacional, por decisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Entre as 11h00 e as 24h00, as diversas instituições sediadas neste espaço vão comemorar o aniversário com um programa diversificado de atividades gratuitas.

As portas vão estar abertas para receber todos quantos desejem participar nas atividades de ginástica, música, canto e teatro, bem como no piquenique partilhado, que se realiza pelas 13h00.

Desde o encerramento em 2009, o município passou a deter este património, tendo diversas associações/coletividades locais passado a utilizar estas instalações. A denominação “O Sítio dos Sons” foi decidida em 2011, tendo ao longo deste período o município da Figueira da Foz celebrado protocolos de cedência de parte das instalações para fixação das suas sedes.

Esta solução encontrada pelo município no apoio ao movimento associativo local, tem permitido a rentabilização e preservação do espaço, bem como a dinamização do mesmo com interações e atividades de âmbito cultural e artístico entre as associações/coletividades sediadas e a comunidade, designadamente, música, dança, pintura, fotografia, cinema, escultura, formação em várias áreas recreativas e culturais, etc.

Atualmente estão sediadas no Sítio das Artes: Tubo D’Ensaio; Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa (AAAGP); Sporting Figueirense; Associação Viver em Alegria (IPSS)-Universidade Sénior; Pateo das Galinhas Teatro de Bico; Conquista Panorama – Associação Cultural; Associação Bruna – Tuna Universitária da Figueira da Foz; Grupo Coral David Sousa e Talentilicious.