encontros mágicos DR

Vinte e três artistas oriundos de vários continentes vão participar no Festival Internacional de Magia de Coimbra, que decorrerá em diferentes espaços da cidade e do concelho, de dia 20 a 25.

Trata-se dos Encontros Mágicos – 20.º Festival Internacional de Magia, que incluem um pré-programa na Figueira da Foz, no sábado e no domingo.

Em conferência de imprensa, no salão nobre da Câmara Municipal de Coimbra, para apresentar mais uma edição dos Encontros Mágicos, o mágico Luís de Matos salientou que a sua empresa produz “o festival de magia mais antigo de Portugal” e um dos que “de maior dimensão do mundo”.

Além das “grandes galas internacionais de magia”, no Convento de São Francisco, nos dias 23 e 24, o programa inclui um total de 127 espetáculos, nas ruas da cidade e de cinco freguesias do concelho de Coimbra e na Figueira da Foz.

Com objetivos solidários, os encontros asseguram também espetáculos de magia no Estabelecimento Prisional, Hospital Pediátrico, Hospitais da Universidade e Instituto Português de Oncologia de Coimbra.

“Em cada ano, fazemos o festival como se fosse a última coisa que fazemos na vida”, afirmou Luís de Matos, realçando que os seis dias de magia “levam centenas de fotógrafos” a Coimbra, o que, na sua opinião, atesta o reforço da qualidade do festival ano após ano.

O artista salientou ainda que, desde 1992, quando foi organizado o primeiro Festival Internacional de Magia de Coimbra, quatro diferentes executivos camarários, liderados por Manuel Machado (PS), Carlos Encarnação (PSD) e João Paulo Barbosa de Melo (PSD), confiaram sempre a sua produção à empresa Luís de Matos Produções.

“Mantém-se este ano a componente principal dos encontros, que é a magia de rua”, referiu Carina Gomes, vereadora da Cultura da Câmara de Coimbra.

Desta vez, o programa conta com a participação de 23 mágicos de 10 países, incluindo três mulheres e uma dupla: Aaron Crow (Bélgica), Andrély (Brasil), Ben Woodward (Reino Unido, RU), Billy Kid (Canadá), Dan Marques (Brasil), Gazzo (RU), Guy Hollingworth (RU), Hector Sansegundo (Espanha), Julio Rapado (Espanha), Leandro Morgado (Portugal), Luigi Ludus (Espanha), Luís de Matos (Portugal), Mário Morris (RU), Miguel Muñoz (Espanha), Moritz Mueller (Alemanha), Nefesch (El Salvador), Paulino Gil (Espanha), Pepín Banzo (Espanha), Sebastian (Bélgica), Sos & Victoria (Alemanha), Yan Yan Ma (China) e Young-Min Kim (Coreia do Sul).

Carina Gomes disse que a autarquia e Luís de Matos estão “bastante entusiasmados” com o facto de as galas internacionais de magia decorrerem pela primeira vez no Convento de São Francisco, na margem esquerda do rio Mondego.

O programa contempla ainda a “Segunda Aula de Magia”, um curso de iniciação às artes mágicas destinado a jovens, e o lançamento do “Livro dos Segredos”, da autoria de Luís de Matos.

A obra será apresentada pelo humorista Nuno Markl, no dia 21, no Convento de São Francisco.