Leonel Pereira

O docente universitário Leonel Pereira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, irá estar hoje, pelas 18h00, na Casa Nossa Senhora do Rosário. O tema da sessão é “Algas marinhas: dos antivirais aos gelados, passando pela agricultura”.

Esta iniciativa teve origem no projeto “Um papel com ciência” e que esta instituição apresentou no Prémio da Fundação Ilídio Pinho e que levou a que fosse selecionada para a segunda fase do concurso.

“Produzir papel de algas, papel semente e até mesmo um biofertilizante são alguns dos objetivos já concretizados pelos alunos do 1.º ciclo da instituição”, referem os professores responsáveis pelo projeto.

Na nota, os docentes realçam, aliás, que “os resultados extremamente positivos que a iniciativa está a ter, nomeadamente no sucesso do biofertilizante que atingiu mais 54 por cento de produção na plantação de alfaces, um resultado notável se tivermos em conta que não contém químicos”.

Por último, os responsáveis destacam “a vontade de continuar com a iniciativa tendo sempre em conta que o importante é colocar os alunos ao serviço de um mundo melhor.”

Refira-se que a palestra é organizada pelos alunos e professores do 1.º ciclo da instituição e tem entrada gratuita.