Ana Paula Vitorino DR

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, participa esta sexta-feira, dia 15 de janeiro, na inauguração da infraestrutura MAREFOZ. A cerimónia tem lugar às 17h00 e contará também com a presença do secretário de Estado das Pescas e do eurodeputado Ricardo Santos.

O MAREFOZ constitui um Laboratório avançado do Pólo de Coimbra do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), Unidade de I&D associada do Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) daquela Universidade.

Inserida num plano estratégico de âmbito nacional e no Plano Estratégico e de Desenvolvimento do Município da Figueira da Foz, a instalação do MAREFOZ na Incubadora de Empresas visa apoiar o desenvolvimento sustentável a nível local e regional, conduzindo investigação no domínio da avaliação e gestão de qualidade ambiental de ecossistemas aquáticos, assim como a inovação tecnológica de empresas, nomeadamente na área da economia do mar, potenciando ainda atividades e iniciativas da autarquia.

O MAREFOZ, através do seu corpo de investigadores, vinculados à Universidade de Coimbra, estabelecerá também uma interface capaz de proporcionar, regularmente, ações de formação a nível regional, nacional e internacional.

Esta importante infraestrutura, para além de todas as suas potencialidades, materializará institucionalmente a presença da Universidade de Coimbra no município da Figueira da Foz.