caldeiradas DR

A Figueira da Foz acolhe, até ao próximo dia 13 de setembro, o Festival Gastronómico das Caldeiradas. Ao todo, são 14 os restaurantes participantes na iniciativa “Figueira com Sabor a Mar”.

São eles: Adega da Quinta, O Grazina, Casa Marquinhas, Casa Mota, Casa dos Papagaios, Caçarola Dois, Caçarola Um, Dory Negro, Lota Nova, Marégrafo, Teimoso, Tubarão da Bebé, Restaurante Jet 7,5 e Brigantino Restaurante Marisqueira.

Refira-se que a ementa da Caldeirada é um prato típico dos pescadores, diversificado (tudo depende do tipo de peixes), que é enriquecida com a sopa de peixe ou no final com a célebre massada, tendo como prato principal a caldeirada de peixe, cuja seleção e confeção ficarão ao critério e à imaginação de cada um dos participantes.

A frescura do peixe é, na sua essência, a principal condição para o sucesso deste prato, bem como a variedade do pescado onde se destaca a raia, o tamboril, a pata-roxa, cação ou tremelga.

Mário Esteves, presidente da associação, referiu que esta iniciativa é importante e emblemática “para dinamizar o sector da restauração”, defendendo que se deve apostar mais no consumo de peixe e sobretudo “na criatividade da confeção dos peixes”.