figueira beach rugby

A sexta edição do Figueira Beach Rugby International regressa aos areais da Figueira da Foz (praia de Buarcos) nos próximos dias 11 e 12 de Julho.

A competição tem transmissão direta na Bola TV (semifinais e finais) e conta com a presença de 20 equipas estrangeiras, que trazem 700 atletas participantes (cerca de 40% estrangeiros) em representação de oito Países (Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Itália, Espanha, Portugal). O prize money é de 3.500 euros, o que o torna o torneio mais “valioso” realizado em toda a Europa.

João Ataíde, Presidente da Câmara Municipal, considera que “as condições da Figueira da Foz são excelentes para a prática de quase todos os desportos ao ar livre, e o rugby traz, sem sombra de dúvida, uma dinâmica ao areal de Buarcos através da intensa mobilização de atletas e público, criando mais-valias para o concelho”.

Rui Loureiro, organizador do evento, considera que após o crescimento do Figueira Beach Ruby International ao longo dos últimos cinco anos, o grande desafio seria mantê-lo no top dos grandes eventos de Beach Rugby a nível Europeu.

No seu entender esse objectivo foi alcançado como se comprova não só pelo número total de equipas inscritas 50 num total de mais de 700 atletas. Destaca ainda o impacto que o evento tem na Figueira da Foz com especial referência para os 500 000 euros de retorno, provenientes da exposição mediática e gastos das cerca de 2.000 pessoas que se deslocam propositadamente à Figueira da Foz para assistir ao evento.

Ricardo Nunes, Vice Presidente da FPR, destacou a importância de eventos como o Figueira Beach Rugby International no desenvolvimento do Rugby a nível nacional, frisando que quer a organização quer os parceiros do evento estão a seguir aquilo que a International Rugby Board preconiza para o desenvolvimento do Rugby Nacional junto das massas, levando-o aos maiores estádios nacionais, as praias.