verao prevencao fig foz

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai sensibilizar, com ações de contato direto, em duas dezenas de praias da região centro, para os cuidados a ter com a exposição excessiva e prolongada ao sol e cancro da pele.

O verão chegou e o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRC) volta a promover “Verão com Prevenção”, uma grande iniciativa de educação para a saúde e prevenção do cancro, a decorrer em diversas praias da Região Centro do país.

O objetivo é sensibilizar para os cuidados a ter com a exposição excessiva e prolongada ao sol e para uma atuação ao nível da prevenção primária e do diagnóstico precoce do cancro da pele.

Ações de contacto direto com os veraneantes, protagonizadas por voluntários da LPCC, com distribuição de folhetos informativos, esclarecimento de dúvidas relativas aos fatores de risco para o cancro da pele, informação sobre comportamentos preventivos, distribuição de amostras de protetor solar e oferta de um relógio de sol.

“Verão com Prevenção” contempla ainda ações, como aulas de ioga, ginástica, e algumas especificamente direcionadas às crianças. Em “Prevenir a Brincar”, ensina-se aos mais pequenos quais os corretos horários para a exposição solar; em “Conhecer para Prevenir”, destinado ao público adulto, são propostas questões sobre o comportamento e fatores de risco no verão, e as respostas corretas proporcionam a oferta de prémios.

A ação passa na Figueira da Foz nos dias 18 e 19 de julho.