Praia da Costa de Lavos

Praia da Costa de Lavos

Costa 
de 
Lavos
, Cova
‐
Gala

, Figueira
 da
 Foz, Leirosa, Quiaios e Tamargueira
 são as seis praias do concelho da Figueira da Foz eleitas pela Quercus como tendo “qualidade de ouro”.

A listagem foi hoje conhecida e, de acordo com a edição online do Expresso, a cidade “perdeu” este título no Molhe Norte e Murtinheira. A novidade chama-se Costa de Lavos.

Aliás, o número de praias com este galardão, a nível nacional, também diminuiu. “Passamos de 355 praias classificadas em 2014 para 314 praias com qualidade de ouro em 2015”, afirmou Francisco Ferreira.

A associação de defesa do ambiente classifica as praias portuguesas no que respeita à qualidade da água, com base na avaliação das épocas balneares dos últimos cinco anos, exigindo uma “nota” excelente, e todas as análises realizadas na última época balnear devem não ter indícios de contaminação nos dois parâmetros avaliados (enterococos intestinais e da ‘escherichia coli’).

“Basta no historial dos cinco anos não ter um ano com qualidade excelente ou no último ano ter uma análise que teve valores um pouco mais elevados” dos dois parâmetros e já não é atribuída a classificação, explicou Francisco Ferreira.

A avaliação efetuada pela Quercus é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspeto, para além de incluir todas as águas balneares, sem exigir qualquer processo de candidatura.