A Figueira da Foz recebeu de 3 a 5 de Outubro a II edição do CRIATIVA – Encontro de Criadores da Figueira da Foz. 78 artistas de áreas como fotografia, ilustração, teatro, música, conservação e restauro, arquitetura, moda e design expuseram as suas obras no Museu Municipal Santos Rocha (MMSR) e Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE).

Para António Tavares, “O balanço desta II edição é francamente positivo não só pela quantidade de obras expostas mas acima de tudo pela sua qualidade e diversidade. Conseguimos ter representadas várias expressões artísticas, de criatividade, todas de figueirenses. O Criativa cumpre assim aquele que é o seu objetivo: poder mostrar o que os figueirenses são capazes de fazer neste domínio”. O Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz afirmou ainda que “Está aqui um enorme potencial que se associa sempre à cultura e que é também um potencial de riqueza para o concelho. A Figueira pode ter uma indústria cultural com importância no contexto da nossa economia”.

Nesta II edição as exposições vão manter-se ao longo do mês de Outubro podendo ser vistas no Museu, CAE e Bonesetting, um espaço, localizado no Largo Professor Victor Guerra, que acolhe a mostra «ComPACto», exposição com obras de Mário Silva, Heitor Chichorro, Gonçalo Cadilhe, Tesha ou Victor Costa.

 O Durante os 3 dias, passaram ainda pelo MMSR e CAE o som do violino, tocado por Gonçalo, as «Four Voices», um grupo de Música de Câmara do Coro das Pequenas Vozes da Figueira da Foz, “A Evolução da Música e Suas Expressões”, da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, um concerto da Banda Filarmónica da Sociedade Instrução e Recreio de Lares, a realização de workshops de dança, por Roysel Alfonso, e restauro e conservação, por Catarina Lebre e Ana Morais e ainda a participação de aulas da escola Figueira Stage School. Na gastronomia, a Escola Profissional da Figueira da Foz apresentou o pastel de sardinha, um produto confeccionado com recurso a ingredientes locais como a sardinha, chouriço de Quiaios e mel da Serra da Boa Viagem, tenho sido o vencedor do Concurso Municipal Ideias de Negócio.

De realçar que ao longo do mês de Outubro o Museu Municipal e o CAE vão ser palco de várias iniciativas ligadas ao teatro e à música.

Apresentação Pastel de Sardinha -  Alunos EPFF - CAE Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa - CAE Concerto Sociedade Instrução e Recreio de Lares - CAE Emanuel Rodrigues - CAE Exposições - Centro de Artes e Espectáculos (1) Pateo das Galinhas Teatro de Bico - CAE

 

Claudia Lourenço

Categoria:

Cultura