eleições DR

Quatro listas em representação do PS, PSD, CDU e PCTP-MRPP disputam hoje eleições intercalares para a assembleia de freguesia de São Pedro, Figueira da Foz, depois de o executivo da junta se ter demitido.

Em julho, o presidente da junta, António Samuel (PS), eleito para o cargo dez meses antes, demitiu-se na sequência de um caso de alegada utilização de dinheiros públicos para fins particulares.

O PS candidata agora à Assembleia de Freguesia a quase totalidade dos elementos que, em 2013, integraram a Lista Independente de São Pedro (LISP).

António Salgueiro, que chegou a integrar o executivo pelo movimento independente líder da junta nos últimos dois mandatos mas, que no ano passado, perdeu as eleições para os socialistas, é o cabeça-de-lista.

Já o PSD, que desde 2005 não apresenta candidato em São Pedro (nos três últimos atos eleitorais apoiou os independentes), volta agora a apresentar lista própria, encabeçada por João Bertier.

A CDU aposta em Manuela Ramos, 53 anos, operária fabril, e o PCTP-MRPP, formação partidária que não concorreu nas últimas eleições, escolheu para cabeça de lista Isabel Costa, 66 anos, reformada.

Nas eleições autárquicas de setembro de 2013 o PS alcançou 897 votos (seis mandatos), a LISP 419 e três mandatos na Assembleia de Freguesia de São Pedro e a CDU 87 votos. Registaram-se ainda 42 votos brancos e 26 nulos.

No último ato eleitoral estavam inscritos 2.776 eleitores, votaram 1.471 e registou-se uma taxa de abstenção de 47%.

 

In DIÁRIO AS BEIRAS

Categoria:

Atualidade