image006

A Câmara Municipal da Figueira da Foz apresentou ontem o programa das Festas da Cidade / São João 2014. Com início a 05 de Junho com a Festa da Sardinha, realizada no Coliseu Figueirense, até 7 de Julho a cidade vai ser invadida por momentos gastronómicos, religiosos, populares e animação.

De 12 de junho a 06 de Julho, o parque de estacionamento da Av. de Espanha,  recebe a Feira de São João, com diversos equipamentos de diversão desde os carrosséis, carrinhos de choque, jogos de habilidade e tiro ao alvo, às farturas e artigos regionais.

O ponto alto da animação das Festas da Cidade, será o dia 23 de Junho, com a noite de S. João, com o 1º desfile das Marchas Populares, às 22h00, na Av. 25 de Abril. A abrir o desfile estará a Imperial Neptuna Académica – Tuna da Cidade da Figueira da Foz, seguida da participação especial da Marcha convidada da Barqueira, seguida das 04 Marchas a concurso: Paróquia de Tavarede, Sociedade Filarmónica Paionense, São Pedro – Cova Gala, e Quiaios Clube. Com um total, aproximado, de 400 participantes, o desfile será encerrado pela Marcha convidada de Ribeira de Frades. O desfile termina com  o espetáculo piromusical, com a duração de 10 minutos, que será lançado da praia do Molhe Norte. A animação continuará noite dentro com o Arraial Popular na rua de São Lourenço com a Banda Chic, animação na praia com vários Dj’s convidados e as fogueiras de São João. Ao nascer do dia haverá o tradicional Banho Santo.

No dia 24 de Junho, o pequeno auditório do CAE recebe, pelas 11h30, a cerimónia de entrega de Distinções Honoríficas. Às 16h00 têm início as cerimónias religiosas com a celebração da Missa Solene, na Igreja Matriz, seguida da Procissão e a Bênção de Mar junto à Praça da Europa, com sessão de encerramento pela Imperial Neptuna Académica – Tuna da Cidade da Figueira da Foz. Pelas 22h00, o Coliseu Figueirense recebe o 2º desfile das Marchas Populares, onde serão apuradas as classificações gerais das Marchas a Concurso. O desfile será encerrado pela Bruna Tuna Universitária. Com entrada gratuita até aos 12 anos, o preço do bilhete é de 3€.

O programa das Festas da Cidade/ São João 2014 inclui a Feira das Freguesias. O pavilhão multiusos, instalado no parque de estacionamento da Avª de Espanha, irá receber os pratos mais típicos das 14 freguesias do concelho figueirense. Tal como na edição anterior, o certame divide-se em 2 momentos:

–  26 a 30 de Junho estão presentes as freguesias de: Alhadas, Bom Sucesso, Buarcos, Ferreira Nova, Maiorca, Marinha das Ondas e Tavarede. Nos dias 1 e 2 de Julho a Feira encerra para mudança de freguesias.

–  03 a 07 de Julho estão presentes as freguesias de: Alqueidão, Lavos, Moinhos Gândara, Paião, Quiaios, São Pedro e Vila Verde. A animação, oriunda de cada uma das freguesias, terá ranchos, filarmónicas, grupos de dança e grupos etnográficos. A Feira das Freguesias está aberta ao público das 19h00 à 01h00.

O Presidente da Câmara João Ataíde, terminou a conferência afirmando “as Festas da Cidade são um momento alto para o nosso concelho pois, apresentamos aquilo que temos de mais genuíno e de mais tradicional. Com as Festas de S. João inicia-se também uma programação de Verão bastante diversificada. Este ano teremos inúmeros eventos culturais, musicais e desportivos que vão continuar a fazer da Figueira da Foz um destino turístico de referência no nosso país.”

 

Claudia Lourenço

 

Categoria:

Atualidade